EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sábado, 8 de agosto de 2015

FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO


Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. 
Hoje uma das maiores ameaças teológica contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro.

(1) Que ensina a filosofia do humanismo? 
(a) Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso. 
(b) Afirma que o homem não foi criado por um Deus pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo. 
(c) Rejeita a crença num Deus pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de Deus à raça humana. 
(d) Afirma que não existe conhecimento à parte feita pelas descobertas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular. 
(e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. 
(f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parecer bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados.
 (g) Considera que a auto-realização do homem, sua auto-satisfação e seu prazer são o sumo bem da vida. 
(h) Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em Deus ou depender dEle.

(2) A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a Deus (Gn 3.5). As Escrituras identificam os humanista como os que "mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm 1.25).

(3) Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando-lhes os erros e estilando nas mente deles um desprezo santo pela influência destrutiva (Rm 1.20-32; 2 Co 10.4,5; 2 Tm 3.1-10; Jd 4.20; ver 1 Co 1.20 nota; 2 Pe 2.19 nota).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.