EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO

Várias verdades importantes destacam-se aqui.
(1) A expressão "batizados com Espírito Santo" (ver 1.5 nota) descreve a obra de consagração do Espírito Santo capacitando inicialmente o crente com poder divino para testemunhar. Os termos "cheios" "revestido" e "com autoridade" descrevem essa sua capacitação para trabalhar ( 2.4; 4.8,31; 9.17; 13.9,52).
Conforme a necessidade, o "enchimento" do Espírito pode ser renovado.
(2) As expressões "do meu Espírito derramarei" (2.17,18; 10.45), "veio sobre eles o Espírito Santo" (19.6), retratam de modo diferente a ocasião em que os crentes são "cheios do Espírito Santo" (2.4; 4.31; 9.17).
(3) Todos os crentes, inclusive os apóstolos anteriormente cheios (2.4), foram novamente cheios a fim de enfrentarem a oposição contínua dos judeus (v. 29). Novos enchimentos co o Espírito Santo fazem parte da vontade e provisão de Deus para todos os que receberam o batismo no Espírito Santo (cf. 4.8 nota; 13.52). Devemos esperá-los e buscá-los.
(4) Aqui, o Espírito visita uma congregação inteira. Logo, para que seja cumprida a vontade de Deus quanto a igreja, não somente indivíduos devem ser cheios do Espírito (4.8; 9.17; 13.9), mas também congregações inteiras (2.4; 4.31) devem experimentar visitações repetidas do Espírito Santo face  às necessidades e desafios especiais.
(5) A atuação de Deus sobre toda a congregação, com um novo enchimento do Espírito Santo, resulta em ousadia e poder no testemunho dos crentes, em amor uns pelos outros e no recebimento de graça abundante sobre todos (vv. 31-33).
ANUNCIAVAM COM OUSADIA A PALAVRA DE DEUS:
O pode interior do Espírito Santo e a realidade da presença de Deus que vêm da plenitude do Espírito libertam o crente do medo doutras pessoas e aumenta grandemente a sua coragem e motivação para falar de Deus.