EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quarta-feira, 12 de abril de 2017

A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR


OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO
Como crentes salvos pela graça, devemos concretizar a nossa salvação até o fim. Se deixarmos de fazê-lo, nós a perdemos.
(1)- Não desenvolvemos a nossa salvação por meros esforços humanos, mas por meio da graça de Deus e do poder do Espírito Santo que nos foram outorgados (ver o estudo FÉ E GRAÇA).
(2)- A fim de desenvolvermos a nossa salvação, devemos resistir ao pecado e atender os desejos do Espírito Santo em nosso íntimo.
 Isso envolve um esforço contínuo e ininterrupto, de usar todos os meios determinados por Deus para derrotarmos o mal e manifestarmos a vida de Cristo. Sendo assim, concretizar a nossa salvação é concentrar-nos na importância da santificação (ver Gl 5.17 nota; ver o estudo AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO).
(3)- Operamos a nossa salvação, chegando cada vez mais perto de Cristo. (ver Hb 7.25 nota) e recebendo seu poder para querer e efetuar a boa vontade de Deus (ver v. 13 nota). 
Deste modo, somos "cooperadores de Deus" (1 Co 3.9) para a nossa completa salvação no céu.
(4)- Desenvolver a nossa salvação é tão vital que deve ser feito "com temor e tremor" (ver a próxima nota).

TEMOR E TREMOR
Na salvação efetuada por Cristo, Paulo vê lugar para "temor e tremor" da nossa parte. 
Todo filho de Deus deve possuir um santo temor que faça tremer diante da Palavra de Deus (Is 66.2) e o leve a desviar-se de todo mal (Pv 3.7;8.13). 
O temor (gr. phobos) do Senhor não é de conformidade com a definição frequentemente usada, a mera "confiança reverente", mas inclui o santo temor do poder de Deus, da sua santidade e da sua justa retribuição, e um pavor de pecar contra Ele e das consequência desse pecado (cf. Êx 3.6; Sl 119.120; Lc 12.4,5). 
Não é um temor destrutivo, mas um temor que controla e que redime e que aproxima o crente de Deus, de sua bênçãos, da pureza moral, da vida e da salvação (cf. Sl 5.7; 85.9; Pv 14.27; 16.6; ver o estudo O TEMOR DO SENHOR).

DEUS EM CRISTO JESUS TE ABENÇOA. AMÉM!