EVANGELHO DE JESUS CRISTO

domingo, 16 de agosto de 2015

ADQUIRE A SABEDORIA, ADQUIRE A INTELIGÊNCIA


A sabedoria de Deus é essencial para uma vida cristã proeminente segundo a vontade de Deus (vv. 20-22; 3.21,22), Devemos, portanto, buscá-la acima de todas as coisas. 
Não é fácil, porém, alcançar semelhante sabedoria, pois é dada àqueles que esforçadamente pagam o seu preço. Essa sabedoria nos chega por dois caminhos. 
 O ensino. 
1. Mediante uma transformação espiritual que importará em apartar-se do mal e voltar-se para o conhecimento de Deus. A comunhão pessoal com Deus é o primeiro passo para se obter a verdadeira sabedoria. O crente deve temer ao Senhor e odiar o mal (Rm 8.13; 9.10).
 Dedicação.
2. A sabedoria é concedida à pessoa que perceber o seu valor e que por isso a busca com diligência (Rm 8.17). 
O sábio aprende através do ensino (9.9) e da disciplina da parte de Deus (3.11); ele acata os mandamentos de Deus (10.8), ouve o santo conselho dos pais e de outras pessoas (v. 1; 13.10) e considera a sabedoria de Deus mais valiosa do que a prata, o ouro, ou jóias preciosas (3.14,15; 23.23).
 Jesus Cristo é a suprema manifestação da sabedoria de Deus (1 Co 1.30; Cl 2.2,3). Logo, essa exortação do AT equivale a um chamamento para a pessoa dedicar sua vida a Jesus Cristo. Devemos abandonar o pecado e, renunciando ao nosso eu, voltar-nos para Ele, largando tudo o que for necessário e fim de segui-lo como seus discípulos (Mt 13.44-46; Lc 14.33). 

TEM O SEU PRAZER NA LEI DO SENHOR... MEDITA... DE DIA... NOITE


TEM O SEU PRAZER NA LEI DO SENHOR:
Os santos de Deus não somente evitam o mal, como também edificam a sua vida em torno das palavras do Senhor. 
Procuram obedecer à vontade de Deus porque seus corações realmente têm prazer nos caminhos e mandamentos do Senhor (ver 2 Ts 2.10, onde os ímpios perecem porque não querem amar a verdade). A motivação dos atos dos salvos provém dos seus espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de Deus conforme a temos na sua Palavra.

NA SUA LEI MEDITA DE DIA E DE NOITE:
Aqueles que procuram viver na bênção de Deus, meditam na sua lei ( e na sua Palavra), a fim de moldarem seus pensamentos, atitudes e ações. Leem as palavras das Escrituras, meditam nelas e as comparam com outros trechos bíblicos. 
Ao meditarem num texto bíblico, vêm às suas mentes perguntas como estas:
O Espírito de Deus está aplicando este versículo à minha condição no momento?
Há aqui uma promessa para eu buscar?
Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar?
Deus está dando uma ordem para eu obedecer?
Meu espírito está em harmonia com o que o Espírito Santo está me dizendo aqui?
Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo,ou da minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual preciso receber a iluminação do Espírito Santo?