EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

EU ROGAREI AO PAI O CONSOLADOR

ROGAREI UE AO PAI:

Jesus rogou ao Pai que enviasse o Consolador, mas somente àqueles que o amam sinceramente e que se dedicam à sua Palavra. Jesus emprega o tempo presente em "Se me amardes" (v.15), ressaltando assim uma atitude contínua de amor e de obediência.

O CONSOLADOR:

Jesus chama o Espírito Santo de "Consolador". Trata-se da tradução da palavra grega parakletos, que significa literalmente "alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar". É um termo rico de sentido, significando Consolador, Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Advogado, Aliado e Amigo. O termo grego para "outro" é, aqui, allon, significando "outro da mesma espécie", e não heteros, que significa outro, mas espécie diferente. Noutra palavras, o Espírito Santo dá prosseguimento ao que Cristo fez quando na terra.

(1) Jesus promete enviar outro Consolador. O Espírito Santo, pois, faria pelos discípulos, tudo quanto Cristo tinha feito por eles, enquanto estava com eles.
O Espírito estaria ao lado deles para os ajudar (cf. Mt 14.30,31), prover a direção certas para a suas vidas (v. 26), consolar nos momentos difíceis (v. 18), interceder por eles em oração (Rm 8.26,27; cf. 8.34) e permanecer com eles para sempre.

(2) A palavra parakletos é aplicada ao Senhor Jesus em 1 Jo 2.1. Jesus, portanto, é nosso Ajudador e Intercessor no céu (cf. Hb 7.25) enquanto que o Espírito Santo é nosso Ajudador e Intercessor, habitando em nós, aqui na terra (Rm 8.9,26; 1 Co 3.16; 6.19; 2 Co 6.16; 2 Tm 1.14).

VIREI OUTRA VEZ E LEVAREI PARA MIM MESMO

(1) Tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai
"na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar" (14.2 nota cf. 17.24), "Na casa de meu Pai" é claramente uma referência ao céu, porque Jesus para lá precisa "ir", para nos preparar lugar (cf. Mt 6.9; Sl 33.13,14; Is 63.15). Deus tem um celeste lar onde há "muitas moradas", e para as quais a "família de Deus", ora vivendo na terra, (Ef 2.19) será trasladada; "não temos aqui cidade permanente" (Hb 13.14). O lugar que lhes está preparado. Esta era a esperança dos crentes dos tempos do NT, e de igual modo, a de todos os crentes de hoje. O propósito supremo da volta do Senhor é ter os crentes com Ele para sempre.
(2) A expressão "vos levarei para mim mesmo" fala da esperança futura de todos os crentes vivos naquele momento, quando então serão "arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Ts 4.17).
(3) Avinda de Cristo para buscar os seus fiéis, livrá-los-á da futura "hora da provação" que sobrevirá ao mundo (ver Lc 2.36-38 nota; Ap 3.10 nota; 1 Ts 1.10 nota; 5.9).