EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sábado, 31 de outubro de 2015

A FÉ QUE... FOI DADA AOS SANTOS


A FÉ QUE... FOI DADA AOS SANTOS
Os fiéis em Cristo têm o solene encargo de "batalhar" pela fé que Deus entregou aos santos apóstolos e demais santos (Fp 1.27; cf. 1 Tm 1.18; 6.12).
1. "A fé", aqui, significa o evangelho proclamado por Cristo e os apóstolos. É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito Santo e incorporada no NT. 
Todavia, "a fé" é mais do que a verdade objetiva. É também, um modo de vida a ser vivido em amor e pureza (Cl 1.9-11; 1 Tm 1.5).
É um reino que se manifesta com poder para batizar no Espírito Santo a todos os crentes (ver o estudo O REINO DE DEUS),
a fim de proclamarem o evangelho a todas as nações (Mc 16.15-17; ver 1 Ts 1.5 nota) com sinais, milagres e dons do Espírito Santo (ver At 2.22; 14.3; Rm 15.19; Hb 2.4 nota; ver o estudo SINAIS DOS CRENTES).
2. A palavra "batalhar" (gr. epagonizomai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé.
Significa, literalmente, "contender", "estar sob muita pressão", ou "travar uma luta". 
Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o NT, mesmo se isso nos for custoso e agonizante. 
Devemos negar-nos a nós mesmos e, se necessário for, sofrer o martírio em prol do evangelho (cf. 2 Tm 4.7).
3. Batalhar pela fé significa tomar posição firme contra aqueles que, dentro da igreja visível, negam a autoridade da Bíblia ou distorcem a fé original anunciada por Cristo e pelos apóstolos; significa também pregar essa fé como verdade redentora a todos os povos (ver Jo 5.47 nota).
Quem é leal a Cristo e á fé integral do NT, nunca deve permitir que sua mensagem seja enfraquecida, caso a sua autoridade seja comprometida, sua verdade distorcida e seu poder e suas promessas enfraquecidas mediante explicações forjadas.

REJEITANDO TODA IMUNDÍCIA


REJEITANDO TODA IMUNDÍCIA
A Palavra de Deus, quer pregada, quer escrita, não pode atuar de modo eficaz na vida da pessoa se esta não se separa da imundícia moral e do mal.
1. Deus ordena ao crente que deixe de lado toda impureza pecaminosa que permeia a sociedade irregenerada e corrupta e que procura influenciá-lo e a sua família. Essa imundícia polui a alam e o espírito e arruína a sua vida (cf. Ef 4.22,25,31; Cl 3.8; 1 Pe 2.1).
2. As Escrituras nos avisam quanto às coisas impróprias para o povo santo de Deus. Assim sendo, não devemos participar de nenhum tipo de impureza ou obscenidade (Ef 5.3,4). Além disso, devemos estar conscientes de que permitir qualquer tipo de impureza moral em nossa vida ou no nosso lar, inclusive a linguagem imunda ou obscena, através do vídeo ou da TV, entristece o Espírito Santo e violenta os santos padrões que Deus estabelece para o seu povo. A Palavra de Deus nos adverte: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros (Ef 5.6,7).
3. Nós, como crentes, devemos levar a sério a justiça e a santidade. Nossa "casa" precisa estar varrida e limpa e cheia da Palavra de Deus e da santidade de Cristo (Mt 12.43-45; ver o estudo A SANTIFICAÇÃO).
A PALAVRA EM VÓS ENXERTADA
O cristão começa sua nova vida em Cristo ao nascer de novo pela "palavra da verdade" (v. 18; ver estudo A REGENERAÇÃO).
A nova vida em Cristo requer que abandonemos toda impureza moral (ver a nota anterior), e que sejamos resolutos quanto à prevalência da Palavra de Deus em nosso coração.
O tempo original aqui é emphutos, literalmente "implantado", e dá a entender que a Palavra precisa tornar-se parte da nossa própria natureza. A Palavra implantada nos leva à salvação final (cf. Mt 13.3-23; Rm 1.16; 1 Co 15.2; Ef 1.13; ver Jo 6.54 nota).

NÃO SOFRERÃO A SÃ DOUTRINA


E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Tm 4.4).
NÃO SOFRERÃO A SÃ DOUTRINA
No decurso da história da igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina. À medida que o fim se aproxima, a situação nesse sentido torna-se-á pior (cf. 3.1-5; 1 Tm 4.1).
1.  "Não sofrerão a sã doutrina" (v.3). Muitos professarão se cristãos, frequentarão as igrejas e mostrarão que servem a Deus, mas não aceitarão a fé apostólica original do NT, nem as exigências bíblicas ordenando que o crente separe-se da injustiça (3.5; cf. Rm 1.16; ver o estudo A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE).
2. "Desviarão os ouvidos da verdade" (v.4). A autêntica pregação bíblica de um homem de Deus não mais será aceita por muitas igrejas. Os desviados da verdade desejarão sermões que apresentem um evangelho menos exigente (cf. 2.18; 3.7,8; 1 Tm 6.5; Tt 1.14).
Já não aceitarão trechos da Palavra de Deus que tratam de arrependimento, pecado,, perdição, necessidade da santificação e de separação do mundo (cf. 3.15-17; Jr 5.31; Ez 33.32).
3. "Amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências" (v.3). Esses falsos crentes não quererão pastores segundo os padrões da Palavra de Deus (cf. 1.13,14; 1 Tm 3.1-10), mas buscarão os que toleram seus desejos egoístas e mundanos. Escolherão pregadores com dons de oratória, com a habilidade de divertir o povo e com uma mensagem que lhes assegure que é possível ser crente e continuar vivendo segundo a carne (cf. Rm 8.4-13; 2 Pe 2).
4. O Espírito Santo adverte todos que permanecem fiéis a Deus e se submete à sua Palavra, que lhes aguardam perseguição e sofrimento, por amor à justiça (3.10-12; Mt 5.10-12). Além disso, devem separar-se das pessoas, das igrejas e das instituições que negam o poder de Deus para a salvação, e pregam um evangelho modificado (3.5; ver Gl 1.9 nota; 1 Tm 4.1,2; 2 Pe 2.1; Jd 3; Ap 2.24). Devemos sempre ser leais ao evangelho do NT e aos fiéis ministros de Deus que o proclamam. Assim, podemos ter certeza de estreita comunhão com Cristo (Ap 3.20-22) e de tempos de refrigério pela presença do Senhor (At 3.19,20).
À VERDADE 4.4
A Palavra de Deus deve ser nosso supremo guia quanto à verdade e norma de vida.
1. Devemos ter a Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo, como nosso guia único e suficiente, no julgamento daquilo que cremos e fazemos.
2. A tendência de certas igrejas de formular doutrinas, práticas ou novas verdades, partindo de experiências subjetivas, de milagres do sucesso, dos alvos centralizados nos homens, sem sólida autenticidade bíblica, será um dos meios principais de Satanás semear engano durante a apostasia dos últimos dias (ver Mt 24.5,11 notas; 2 Ts 2.11 nota; ver o estudo A GRANDE TRIBULAÇÃO).