EVANGELHO DE JESUS CRISTO

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O TEMPLO DE SALOMÃO (PARTE 2)


O AT dedica muita atenção ao templo, por causa da sua vital 
importância na preservação da verdadeira fé em Israel e sua comunhão co Deus. ver Êx 25.9, nota sobre o significado do tabernáculo e suas interpretações tipológicas ante o novo concerto; segue-se o estudo O TEMPLO DE SALOMÃO.
HISTÓRIA DO TEMPLO
O SIGNIFICADO DO TEMPLO PARA OS ISRAELITAS
Sob muitos aspectos, o templo tinha o mesmo significado para os israelitas que a cidade de Jerusalém.
1. Simbolizava a presença e e a proteção do Senhor Deus entre o seu povo (cf. Êx 25.8; 29.43-46). Quando ele foi dedicado, Deus desceu do céu e o encheu da sua glória (7.1,2; cf. 40.34-38), e prometeu que poria o seu Nome ali (6.20,33). Por isso, quando o povo de Deus queria orar ao Senhor, podia fazê-lo, voltado em direção ao templo (6.24,26,29,32), e Deus o ouviria "desde o seu templo" (Sl 18.6).
2. O templo também representava a redenção de Deus para com o seu povo. Dois atos importantes tinham lugar ali: os sacrifícios diários pelo pecado, no altar de bronze, (cf. Nm 28.1-8; 2 Cr 4.1) e o Dia da Expiação quando, então, o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo a fim de aspergir sangue no propiciatório sobre a arca para espiar os pecados do povo (cf. Lv. 16; 1 Rs 6.19-28; 8.6-9; 1 Cr 28.11). Essas cerimônias do templo relembravam os israelitas o alto preço da sua redenção e reconciliação com Deus.
3. Em tempo algum da história do povo de Deus, houve mais de uma morada física ou habitação de Deus. Isso demonstrava que há um só Deus - o Senhor Jeová, o Deus dos israelitas, segundo o concerto.
4. Todavia, o templo não oferecia garantia absoluta da presença de Deus; simbolizava a presença de Deus somente enquanto o povo rejeitasse todos os demais deuses e obedecesse à santa lei de Deus. Miqueias, por exemplo, verberava contra os lideres do povo de Deus, por sua violência e materialismo, os quais ao mesmo tempo, sentiam-se seguro de que nenhum mal lhes sobreviria enquanto possuíssem o símbolo da presença de Deus entre eles: o templo (Mq 3.9-12); profetizou que Deus os castigaria com a destruição de Jerusalém e do seu templo. Posteriormente, Jeremias respondeu os idólatras de Judá, porque se consolavam mediante a constante repetição das palavras: "Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este" (Jr 7.2-4,8-12). Por causa de sua conduta ímpia, Deus destruiria o símbolo da sua presença - o templo (Jr 7.14,15). Deus até disse a Jeremias que não adiantava ele orar por Judá, porque Ele não o aceitaria (Jr 7.16). A única esperança deles era endireitar os seus caminhos (Jr 7.5-7).

Próximo: O SIGNIFICADO DO TEMPLO PARA A IGREJA CRISTÃ (PARTE FINAL 3)