EVANGELHO DE JESUS CRISTO

terça-feira, 5 de setembro de 2017

A SEGUNDA VINDA DE JESUS (PARTE 4)


ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS (PARTE 4)

A SEGUNDA VINDA DE JESUS
I - TEXTO: Jo 14.3; 1Ts 4.13-17
II - INTRODUÇÃO
A segunda vinda de Jesus abrange duas fases distintas da Palavra de Deus,preditas:
1ª - Arrebatamento.
2ª - Revelação de Jesus Cristo.


CONTINUAÇÃO
VI- GALARDÕES
a)- Aqueles cujas obras permanecerem receberão galardão.
b)- Jesus trará o galardão consigo quando vier nas nuvens,
Ap 22.12
. V.12- E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
c)- A palavra galardão tem nas escrituras diversos sentidos e métodos de aplicação
d)- Para Abraão por exemplo, o próprio Deus era seu grandíssimo galardão, Gn 15.1
. V.1- Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abraão numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

e)- Aqui as escrituras mostra os galardões a serem concedidos sob figura de uma coroa:

1. Coroa da vida,(do Mártir) - Tg 1.12; Ap 2.10

. V. 12- Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
. V.10- Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes posto à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

2. Coroa de glória (pastor ou mestre) - 1 Pe 5.4

. V.4- Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a inacessível coroa de glória.

3. Coroa da alegria, (ganhador de almas) - 1 Ts 2.19,20; Fp 4.1; Dn 12.3
. V.19- Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?
. V.20- Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!
. V.1- Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firme no Senhor.
. V.3- Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

4. Coroa incorruptível (Coroa do vitorioso) - 1 Co 9.25-27

. V.25- Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível.
. V.26- Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
. V.27- Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
-para aqueles que não seguem os ditames da carne, aqueles que não se desviam da obra do Senhor Jesus Cristo, devido os prazeres mundanos e as diversões deste mundo.

5. Coroa da justiça - (para aqueles que aguardam e amam a vinda do Senhor Jesus Cristo 2 Tm 4.8
. V.8- Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

BODAS DO CORDEIRO
I- TEXTO: Ap 19.6-9
.V.6- Então, ouvi uma voz de numerosas multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso.
. V.7- Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou.
. V.8- Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
. V.9- Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

II- JESUS ENTRA COM SUA NOIVA NO CÉU - Sl 24.9,10
. V.9- Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.
. V.10- Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
- Sempre que se fala em Bodas do Cordeiro, a primeira impressão nossa é de uma festa de casamento, se é que esta palavra tenha outros significados e sentidos de aplicação.

- E é exatamente o que "BODAS" significa aqui. Portanto trata-se da grande festa do casamento do Senhor Jesus com sua noiva que Ele comprou com o seu próprio sangue a igreja a noiva imaculada.

- A alegria inexplicável que os santos arrebatados sentirão, no encontro com o Maravilhoso Salvador, Jesus Cristo, será aumentada ao entrarem eles com Jesus nos céus, lugar que Ele lhes preparou, Jo 14.1,3
. V.1- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
. V.2- Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vô-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
. V.3- E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também.

III- JESUS APRESENTA SUA NOIVA DIANTE DO TRONO DE DEUS
- Muitas vezes estando aqui, Jesus prometeu apresentar os fieis ao Pai e confessá-los diante do Pai, Mt 10.32; Lc 12.8
. V.32- Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;
. V.8- Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus.
- Ele mandou escrever à igreja: "Aqueles que vencerem...confessarei o seu nome diante do meu Pai, Ap 3.5
. V.5 O vencedor será vestido de vestes brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
- Com as Bodas do Cordeiro haverá chegado esse momento.

IV- A REALIZAÇÃO DAS BODAS DO CORDEIRO

- No processo da vinda de Jesus, o ponto culminante será, sem dúvida, a santa cerimônia que a Palavra de Deus chama de Bodas do Cordeiro - Ap 19.7
. V.7- Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as Bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou.

V- A GRANDE CEIA NO CÉU
- A Bíblia revela, ainda que com poucos detalhes, que haverá uma grande ceia nos céus, e que Jesus pessoalmente, há de servir aos salvos sentados junto com Abraão, Isaque e Jacó - Lc 12.35,37; Lc 13.28,29
. V.35 - Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias.
. V.37- Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.
. V.28 - Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
. V.29 - Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e do Norte e do Sul e tomarão lugar à mesa no reino de Deus.

- Quando Ele institui a ceia, disse que não beberia mais neste mundo do fruto da videira, até o Dia em que o bebesse  novo no Reino de meu Pai. Mt 26.29; Mc 14.25
. V.29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele Dia em que hei de beber, de novo, convosco no Reino de meu Pai.
. V.25 - Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até aquele Dia em que o hei de beber novo no Reino de Deus.


A CONTINUAÇÃO A SEGUIR FALA DA GRANDE TRIBULAÇÃO