EVANGELHO DE JESUS CRISTO

domingo, 21 de outubro de 2018

A SEGUNDA VINDA DE JESUS (PARTE 6)


ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS (PARTE 6)

A SEGUNDA VINDA DE JESUS
I - TEXTO: Jo. 14.3; 1Ts. 4.13-17

II - INTRODUÇÃO
A segunda vinda de Jesus abrange duas fases distintas da Palavra de Deus,preditas:
1ª - Arrebatamento.
2ª - Revelação de Jesus Cristo.

pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
VIII-JESUS VIRÁ COM PODER E GRANDE GLÓRIA
a)-Todo o olho o verá- Ap. 1.7

.V.7- Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele, Certamente. Amém.
b)-Ele pisará no monte das oliveira- Zc. 14.4

.V.4- Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras, que está de fronte de Jerusalém para o oriente, o monte das oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande, metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade para o sul.

c)-Israel será salvo- Zc. 12.10; Dn 9.24

.V.10- E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem transpassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.

d)-Cumprirá a profecia de Daniel- Dn. 9.24
.V.24- Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para traze a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o santo dos santos.

IX-O ANTICRISTO E O FALSO PROFETA SERÃO PRESOS- Ap. 19.20
.V.20- Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.

X-SATANÁS- O DRAGÃO- SERÁ PRESO- Ap. 20.1-3

.V.1- Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
.V.2- Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo Satanás, e o prendeu por mil anos;
.V.3- lançou no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
XI- JULGAMENTO DAS NAÇÕES- Mt. 25.32,33; Gn. 12.3; Mt. 25.34,41
.V.32- e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
.V.33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda;
-cumprirá à promessa de Deus a Abraão- Gn. 12.3
.V.3- abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
.V.34- então, dirá o Rei aos que tiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
.V.41- Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

XII-BATALHA DO ARMAGEDOM- Ap. 19.19-21; Ap. 14.20
.V.19-E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para a pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
.V.20-Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.
.V.21-Os restantes foram mortos com a espada que saia da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.
.V.20-E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios.
MILÊNIO
I-TEXTO- Ap. 20.4-6
.V.4-Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causado testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram com Cristo durante mil anos.
.V.5-Os restantes dos mortos não reviveras até que se completassem os mil anos. Está é a primeira ressurreição.
.V.6-Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade, pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

a)-duração de mil anos-Ap. 20.6c pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
b)-Governo teocrático-Lc1. 32,33
.V.32-Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;
.V.33-ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
c)-Jerusalém será a sede do governo-Sl. 48.1,2,3; Is. 2.2,3
.V.1-Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do meu Deus.
.V.2-Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte de Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei.
.V.3-Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio.
.V.2-Nos últimos dias, acontecerá que no monte da Casa do Senhor, será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.
.V.3-Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e a casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.

d)-Conhecimento universal- Is. 11.9; Zc. 8.22,23
.V.9-Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as água cobrem o mar.
.V.22-Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos e suplicar o favor do Senhor.
.V.23-Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que, pegarão dez homens de todas as línguas das nações, pegarão sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
e)-Haverá paz mundial - Is. 2.4
.V.4-Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arado e suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará uma espada contra a outra, nem aprenderão mais a guerra.

f)-A ferocidade dos animais será removida - Is. 11.6-8
.V.6-O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.
.V.7-A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitaram; o leão comerá palha como o boi.
.V.8-A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.
g)-A vida humana será prolongada - Is. 65.20
.V.20-Não haverá nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque morrer aos cem anos e morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será  amaldiçoado.
(A morte existirá no reino milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de cem anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição).
h)-Satanás será solto- AP. 20.7
.V.7-Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.
i)-Satanás enganará as nações - Ap. 20.8
.V.8-E sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.
j)-Satanás sairá contra o arraial dos santos - Ap. 20.9a
.V.9a-Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida;
l)-fogo do céu os devorou - Ap. 20.9b
.V.9b-desceu, porém fogo do céu e os consumiu.
m)-Satanás lançado no lago de fogo - Ap. 20.10
.V.10-O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

A SEGUIR: TRONO BRANCO. (PARTE FINAL)