EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA TODA VARA...

Nesta parábola ou alegoria, Jesus se descreve como "a videira verdadeira" e aqueles que se tornaram seus discípulos, como "os ramos". Ao permanecerem ligados nEle como a fonte da vida, frutificam. Deus é o lavrador que cuida dos ramos, para que deem fruto (vv. 2.8). Deus espera que todo crente dê fruto.
TODA VARA
Jesus fala de duas categorias de varas: infrutíferas e frutíferas.
(1) As varas que cessam de dar fruto são as que já não têm em si a vida que provém da fé perseverante em Cristo e do amor a Ele. A essas varas o Pai tira, e, Ele as separa da união vital com Cristo, Deus passa a julgá-las e a rejeitá-las (v.6).
(2) As varas que dão fruto são as que têm vida em si por causa da sua perseverante fé e amor para com Cristo. A essas varas o Pai "limpa", poda, a fim de ficarem mais frutíferas. Isso quer dizer que Ele remove de suas vidas qualquer coisa que desvia ou impede o fluxo vital de Cristo. O fruto é o caráter Cristão, como qualidades, que no crente glorifica a Deus, mediante sua vida e seu testemunho (ver Mt 3.8; 7.20; Rm 6.22; Gl 5.22,23; Ef 5.9; Fp 1.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.