EVANGELHO DE JESUS CRISTO

terça-feira, 11 de agosto de 2015

INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR


Os pais devem comprometer-se em ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus (cf. v. 15; 13.24; 19.18; 23.13,14; 29.17). 

(1) A palavra hebraica para "instruir" significa "dedicar". Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os nas coisas de Deus. 
A mesma palavra original também pode significar "gostar de". 
Os pais devem,pois, motivarem seus filhos a buscarem a Deus, e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca se esquecerão.

 (2) "Não se desviará dele". O princípio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos pais, nos caminhos do Senhor, não se afastará desses caminhos. 
Contudo, não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permaneçam fiéis ao Senhor e à sua Palavra.
 Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que até dentro das igrejas deparamos com infiéis, os filhos de crentes podem ser influenciados a ponto de pecarem e de cederem diante das tentações (ver Ez 14.14-20, onde Deus fala de uma apostasia tão grande que até mesmo homens justos como Noé, Daniel e Jó não preservariam seus próprios filhos e filhas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.