EVANGELHO DE JESUS CRISTO

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO


Nunca compreenderemos adequadamente o NT a não ser que reconheçamos o fato subjacente nele de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o maligno, e o seu poder controla o presente século mau (cf. Lc 13.16; 2 Co 4.4; Gl 1.4; Ef 6.12; Hb 2.14; ver Mt 4.10 nota).
(1) As Escritura não ensinam que Deus hoje controla diretamente este mundo ímpio, cheia de gente pecaminosa, de maldade, de crueldade, de injustiça, de impiedade, etc. 
Deus não deseja, nem causa, de nenhuma maneira, todo o sofrimento que há no mundo; nem tudo quanto aqui ocorre procede da sua perfeita vontade (ver Mt 23.37; Lc 13.34; 19.41-44).

A Bíblia indica que atualmente o mundo não está sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra seu governo e sob o domínio de Satanás. Por causa dessa condição, Cristo veio a morrer (Jo 3.16) e reconciliar o mundo com Deus (2 Co 5.18,19). 
Nunca devemos afirmar que "Deus está no controle de tudo", a fim de nos esquivar-nos da responsabilidade de lutar seriamente contra o pecado, a iniquidade ou a mornidão espiritual.

(2) Há, no entanto, um sentido em que Deus está no controle do mundo ímpio. Deus é soberano e, portanto, todas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle oi, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. 
Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo.
Esta auto-limitação é apenas temporária porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniquidade e o próprio Satanás (Ap 19.20). 
Somente então é que " Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Ap 11.15). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.