EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EU SOU CARNAL, VENDIDO SOB O PECADO


A LEI
Lembremo-nos de que Paulo, no capítulo 7, está analisando o estado da pessoa irregenerada e sujeita à lei do AT, mas consciente da sua incapacidade de viver uma vida agradável a Deus (cf. v. 1). Ele descreve uma pessoa lutando sozinha contra o poder do pecado e demonstrando que não poderemos alcançar a justificação, a santidade, a bondade e a separação do mal mediante o nosso próprio esforço para resistir ao pecado e guardar a lei de Deus.
O conflito do cristão, por outro lado, é bem diferente: é um conflito entre uma pessoa unida a Cristo e ao Espírito Santo, de um lado contra o poder do pecado, de outro lado (cf. Gl 5.16-18). 
No capítulo 8, Paulo descreve o caminho da vitória sobre o pecado, mediante a vida no Espírito.

EU SOU CARNAL, VENDIDO SOB O PECADO
Mais incisivas do que as demais palavras do capítulo 7, estas aqui falam claramente num período sob a Lei, na vida de Paulo, antes da sua conversão. Esse fato é comprovado pelas seguintes razões:

1. No capítulo 7, Paulo está demonstrando a insuficiência da Lei para nos redimir, à parte da graça, e não a insuficiência do evangelho aliado à graça (cf. Gl 3.24).
2. No versículo 5, Paulo declara que os que estão "na carne" (i.e., são carnais, sensuais) produzem "frutos para a morte" (i.e., a morte eterna). E em 8.13, ele afirma que "se viverdes segundo a carne, morrereis" (cf. Gl 5.19-21). Logo, o tipo de pessoa referido no capítulo 7 está espiritualmente morta.
3. A expressão "vendido sob o pecado" significa servidão ou escravidão do pecado (cf. 1 Rs 21.20,25; 2 Rs 17.17).
Tal linguagem não pode ser aplicada ao crente em Cristo, porque Ele, pelo preço do resgate pelo seu sangue (ver Mt 20.28 nota), redimiu-nos do poder do pecado e declara que o pecado já não tem domínio sobre nós (6.14). 
O próprio Cristo afirmou: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres" (ver Jo 8.36 nota; cf. Rm 8.2). Realmente, o nome Jesus significa "Ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21).
4. Além disso, a presença do Espírito Santo, habitando em nós (Rm 8), não deixa os crentes "vendidos sob o pecado".
Paulo declara, ainda, no mesmo capítulo, que "a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado" (8.2), e ele inclui a si mesmo entre os que não andam "segundo a carne, mas segundo o Espírito" (8.4), porque "somos devedores, não à carne" (8.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.