EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

OS ATRIBUTOS DE DEUS (PARTE 1)


PARA ONDE ME IREI DO TEU ESPÍRITO...?
O filho de não pode jamais ficar fora do alcance dos cuidados de Deus (ver v. 10, a chave da compreensão do v. 7). Ele está conosco em todas as situações e em tudo quanto o presente e o futuro nos reservam (7-12).
OS ATRIBUTOS DE DEUS
A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta numerosos atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, como Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem de Deus.

ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS
1. Deus é onipresente - i.e., Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl 139.7-12; cf Jr 23.23,23; At 17.27,28); Deus observa tudo quanto fazemos.
2. Deus é onisciente - i.e., Ele sabe todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5). Ele conhece, não somente nosso procedimento, mas também nossos próprios pensamentos (1 Sm 16.7; 1 Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10). 
Quando a Bíblia fala da presciência de Deus (Is 42.9; At 2.23; 1 Pe 1.2), significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos exequíveis, reais, possíveis, futuros, passados ou predestinados (1 Sm 23.10-13; Jr 38.17-20). 
A presciência de Deus não subentende determinismo filosófico. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo sua própria vontade e sabedoria. 
Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência (ver Nm 14.11-20; 2 Rs 20.1-7; ver o estudo ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO). 
3. Deus onipotente - i.e., Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37). 
Isso não quer dizer, jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos. 
Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer assim até o final da história humana (ver 1 Jo 5.19 nota). 
Em muitos casos, Deus limita o seu poder depende do nosso grau de entrega e de submissão a Ele (ver Ef 3.20; nota; ver o estudo A PROVIDÊNCIA DIVINA).
4. Deus é transcendente - Ele é diferente e independente da sua criação (ver Êx 24.9-18; Is 6.1-3; 40.12-26; 55.8,9). 
Seus ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (1 Rs 8.27; Is 66.1,2; At 17.24,25). 
Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo é criado e existe à parte da criação (ver 1 Tm 6.16 nota). 
A transcendência de Deus não significa, porém, que Ele não possa estar entre o seu povo como seu Deus (Lv 26.11,12; Ez 37.27; 43.7; 2 Co 6.16).
5. Deus é eterno - i.e., Ele é de eternidade à eternidade (Sl 90.1,2; 102.12; iS 57.12). Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse ou que não existirá; Ele não está limitado pelo tempo humano (cf Sl 90.4; 2 Pe 3.8), e é, portanto, melhor descrito como "EU SOU" (cf. Êx 3.14. Jo 8.58).
6. Deus é imutável - i.e., Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana (Nm 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.4; Ml 3.6; Hb 1.11,12; Tg 1.17). 
Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. 
Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (cf. Jn 3.6-10). 
Além disso, Ele é livre para atender as necessidades do ser humano e às orações do seu povo. 
Em vários casos o Bíblia fala de Deus mudando decisão como resultado das orações perseverantes dos justos (e.g., Nm 14.1-20; 2 Rs 20.2-6; Is 38.2-6; Lc 18.1-8; ver o estudo ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO e A ORAÇÃO EFICAZ). 

7. Deus é perfeito e santo - i.e., Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13; 145.17; Mt 5.48). Adão e Eva foram criados sem pecado (cf. Gn 1.31), mas com a possibilidade de pecarem. Deus, no entanto, não pode pecar (Nm 23.19; 2 Tm 2.13; Tt 1.2; Hb 6.18). 

Sua santidade inclui, também, sua dedicação à realização dos seus propósitos e planos.
8. Deus é trino e uno - i.e., Ele é um só Deus (Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (e.g., Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1 Pe 1.2). Cada pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus (ver Mt 3.17 nota; Mc 1.11 nota).

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