EVANGELHO DE JESUS CRISTO

domingo, 1 de novembro de 2015

FAZE-ME SABER OS TEUS CAMINHOS


Assim como Moisés (Êx 33.13), o salmista ansiava intensamente por conhecer os caminhos de Deus. 
É possível o crente conhecer algo das obras de Deus. (Sl 103.7), mas nunca realmente realmente conhecer a Deus ou entender os seus caminhos (i.e., os princípios da sabedoria por meio dos quais Ele opera em nós e nos guia). Os princípios básicos para conhecermos os caminhos de Deus, segundo este salmo, são os seguintes:
1. Devemos ter um desejo sincero de conhecer os retos caminhos de Deus e à verdade da sua Palavra (v.4).
2. Precisamos estar dispostos a esperar em Deus "todo o dia" devemos perseverar firmemente na fé enquanto esperamos (v.5).
3. Devemos com humildade obedecer a Deus (v.9), ter sempre um caráter segundo a vontade de Deus (v.10) e temer ao Senhor (vv. 12-14).
4. Visto que o pecado é um obstáculo para se conhecer a Deus e seus caminhos, precisamos abandonar o pecado e sermos purificados e perdoados (vv. 4-8). "Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" (66.18; cf. 1 Jo 2.1-6).
5. Contratempos na vida não são primeiramente um sinal de desagrado de Deus (cf. 34.19). Conhecer a Deus e seus caminhos pode resultar em sofrimentos e perdas, que do contrário não teríamos tido (e.g., At 14.22; 20.22,23). O exemplo ímpar dessa verdade é o próprio Jesus, que obedeceu perfeitamente à vontade de Deus, no entanto sofreu tristeza, traição e a cruz. O crente, que permanece na vontade de Deus, deve contar com isso (Mt 10.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.