EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ISRAEL NO PLANO DIVINO PARA A SALVAÇÃO (PARTE 1)

INTRODUÇÃO
Com este versículo, Paulo começa uma extensa análise da maneira de Deus lidar com a nação de Israel e da razão da sua descrença atual.
Em Rm 9-11, Paulo trata da eleição de Israel no passado, da sua rejeição do evangelho no presente, e da sua salvação futura. Esses três capítulos foram escritos para responder à pergunta que os crentes judaicos faziam: como as promessas de Deus a Abraão e à nação de Israel poderiam permanecer válidas, quando a nação de Israel, como um todo, não parece ter parte no evangelho? O presente estudo resume o argumento de Paulo.
SÍNTESE
Há três elementos distintos no exame que Paulo faz de Israel no plano de salvação.
1. O primeiro (9.6-29) é um exame da releição de Israel no passado.
a. Em 9.6-13, Paulo afirma que a promessa de Deus a Israel não falhou, pois a promessa era só para os fiéis da nação. Visava somente o verdadeiro Israel, aqueles que eram fiéis à promessa (ver Gn 12.1-3; 17.19). Sempre há um Israel dentro de Israel, que tem recebido a promessa.
b. Em 9.14-29, Paulo chama a nossa atenção para o fato de que Deus tem o direito de fazer o que Ele quer com os indivíduos e as nações. Tem o direito de rejeitar a Israel, se desobedecerem a Ele e o direito de usar de misericórdia para com os gentios, oferecendo-lhe a salvação, se Ele assim decidir.
2. O segundo elemento (9.30 - 10.21) analisa a rejeição presente do evangelho por Israel. Seu erro da não voltar-se para Cristo, não se deve a um decreto incondicional de Deus, mas á sua própria incredulidade e desobediência (ver 10.3 nota).
3. Finalmente, Paulo explica (11.1-36) que a rejeição de Israel é apenas parcial e temporária. Israel por fim aceitará a salvação divina em Cristo. O argumento dele contém vários passos.
a. Deus não rejeitou o Israel verdadeiro, ois Ele permaneceu fiel ao "remanescente" que permanece fiel a Ele, aceitando a Cristo (11.1-6).
b. No presente, Deus endureceu a maior  parte de Israel, porque os israelitas não quiseram aceitar a Cristo (11.7-10; cf. 9.31 - 10.21).
c. Deus transformou a transgressão de Israel (i.e., a crucificação de Cristo) numa oportunidade de proclamar a salvação a todo o mundo (11.11,12,15).
d. Durante esse tempo presente da incredulidade nacional de Israel, a salvação de indivíduos, tanto os judeus como os gentios (cf. 10.12,13) depende da fé em Jesus Cristo (11.13-24).
e. A fé em Jesus Cristo, por uma parte do Israel nacional, acontecerá no futuro (11.25-29).
f. O propósito sincero de Deus é ter misericórdia de todos, tanto dos judeus como dos gentios, e incluir no seu reino todas as pessoas que creem em Cristo (11.30-36; cf. 10.12,13; 11.20-24). 

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