EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O PRIMEIRO TRATADO ❏ ❐ ❑ ❒ ▀ ▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄


O PRIMEIRO TRATADO

No Evangelho segundo escreveu Lucas temos o relato de tudo que Jesus começou a fazer e a ensinar no poder do Espírito Santo (Lc 4.1,18). No livro de Atos temos a continuação do relato de como os seus seguidores, no mesmo poder do Espírito Santo, proclamaram o mesmo evangelho, operaram o mesmo tipo de milagre e viveram o mesmo tipo de vida cristã. O Espírito Santo reproduzindo a vida e o ministério de Jesus através da igreja é a principal ênfase teológica do livro da Atos. Este livro poderia muito bem ser chamado "Os Atos do Espírito Santo". Observem os itens abaixo sobre o registro inspirado do Espírito Santo no livro de Atos.

(1) Todo o texto bíblico de Atos, inclusive os da narrativas históricas, tem relevância didática (i.e., ensino) e teológica. Dois fatos confirmam esta verdade. (a) A declaração bíblica de que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Tm 3.16). (b) A declaração paulina de que as narrativas do AT têm um propósito didático e instrutivo (1 Co 10.11). Ele afirma que essas narrativas são exemplos de relevância prática e teológica para o crente (Rm 15.4). O que é válido às narrativas históricas do AT também o é a Atos.

(2) Os propósitos primários que Lucas tinha em mente ao escrever o livro de Atos eram, portanto, os seguintes: (a) apresentar um padrão definitivo da atividade do Espírito Santo, a ser seguido durante toda a era da igreja; (b) fornecer dados para a formulação de uma doutrina do Espírito Santo; e (c) mostrar como essa doutrina deve relacionar-se com a vida dos crentes em Cristo. Note especificamente dois elementos neste livro que são normativos na teologia e na prática: (i) o registro repetido e harmônico de Lucas das muitas ocasiões em que ocorreu o batismo no Espírito Santo, ou quando os crentes foram cheios do Espírito Santo (ver 2.39 nota; cf. 1.5,8; 2.4; 4.815-17; 9.17; 10.44-46; 13.9,52; 15.8; 19.1-6); (ii) as muitas atividades do Espírito Santo no livro de Atos, que forneceram à igreja os padrões de justiça, de testemunho e do poder de Deus deseja para o seu povo nos últimos dias (i.e., na era da igreja).

❏ ❐ ❑ ❒ ▀ ▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄❏ ❐ ❑ ❒ ▀ ▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus seja louvado.