EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sábado, 26 de setembro de 2015

PORTANTO, VIGIAI, NÃO SABEIS A QUE HORA VEM O SENHOR

"Vigiai" (gr. gregoreo) é um imperativo presente e denota uma vigília constante no tempo atual. A razão para a vigília constante, hoje, e não apenas no futuro, é que os crentes dos dias atuais não sabem quando o Senhor virá buscá-los (ver v. 37 nota). Nunca devem presumir que Ele não poderá vir hoje (ver v. 44 nota; cf. Mc 13.33-37). A volta de Jesus Cristo para buscar a igreja pode ocorrer a qualquer dia.
A advertência de Cristo aos seus discípulos para estarem sempre apercebidos para a sua vinda, por não saberem quando ela se dará, cremos ser uma referência à volta de Cristo, vindo do céu, para tira do mundo os santos da Igreja, i.e., o arrebatamento (ver Jo 14.3 nota).

(1) Jesus afirma claramente que sua vinda para levar os santos antes da tribulação será numa ocasião inesperada. Ele não somente declara que eles não sabem a hora (v. 42), mas também que Ele voltará "à hora em que não pensais" (v. 44). Isto claramente fala de surpresa, espanto, e que os fiéis não saberão o momento certo da sua vinda. Assim sendo, para os santos da igreja, Jesus virá num momento inesperado (v. 44). Isto claramente fala de surpresa, pasmo, e rapidez nesta específica fase da vinda de Cristo. Este evento é chamado de primeira fase da segunda vinda de Cristo.

(2) Quanto à vinda de Cristo com poder e grande glória, para julgar o mundo depois da tribulação (v. 30; Ap 19.11-21), ela será aguardada e prevista (v. 33 nota; Lc 21.28). O cumprimento dos eventos e sinais durante a tribulação suscitará nos santos a certeza e a expectativa da ocasião da volta de Cristo, ao passo que os santos da igreja dos dias atuais terão surpresa por ocasião do seu arrebatamento (ver 24.44 nota; Jo 14.3 nota). A vinda de Cristo depois da tribulação é comumente chamada a segunda fase da vinda de Cristo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

AO QUE VENCER

Apocalipse 2.7 "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus."
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O Vencedor (gr. nikon) é aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou a novo nascimento e permanece contante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.

(1) Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor se recusa a conformar-se com o mundo e a impiedade dentro da igreja (v.24). Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas (v.7), permanece fiel a Cristo até ao fim (v. 26) e aceita somente o perdão de Deus para a vida cristã, revelado na sua santa Palavra (3.8).

(2) Nas igrejas de Deus, o vencedor, e somente o vencedor, comerá da árvore da vida (v. 7), não sofrerá o dano da segunda morte (v. 11), receberá o maná escondido e um novo nome no céu (v. 17), terá autoridade sobre as nações (v. 26), seu nome não será removido do livro da vida, será honrado por Cristo diante do Pai e dos anjos (3.5), permanecerá com Deus no seu templo, terá sobre si o nome de Deus, de Cristo e da Nova Jerusalém (3.12) e será para sempre filho de Deus (21.7).

(3) O segredo da sua vitória é a morte expiadora de Cristo, seu próprio testemunho fiel a cerca de Jesus e a perseverança no amor a Cristo até à morte (12.11; cf. 1J 5.4). 
Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos lançados no lago de fogo (v. 11; 3.5; 20.15; 21.8). Não há grupo neutro.
Deus em Cristo Jesus nos conceda a graça de ser fiel até o fim. Amém!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O JULGAMENTO DO CRENTE

A Bíblia ensina que os crentes terão, um dia, de prestar contas "ante o tribunal de Cristo", de todos os seus atos praticados por meio do corpo, sejam bons ou maus. No tocante a esse julgamento do crente, segue-se o estudo de alguns de seus pontos.

(1) Todos os crentes serão julgados; não haverá exceção (Rm 14.10,12; 1 Co 3.12-15; 2 Co 5.10; ver Ec 12.14 nota).

(2) Esse julgamento ocorrerá quando Cristo vier buscar a sua igreja (ver Jo 14.3 nota; cf. 1 Ts 4.14-17).

(3) O juiz desse julgamento é Cristo (Jo 5.22, cf. "todo o juízo"; 2 Tm 4.8, cf. "juiz").

(4) A Bíblia fala do julgamento do crente como algo sério e solene, mormente porque inclui para este a possibilidade de dano ou perda (1 Co 3.15; cf. 2 Jo 8); de ficar envergonhado diante dEle "na sua vinda" (1 Jo 2.28), e de queimar-se o trabalho de toda sua vida (1 Co 3.13-15). Esse julgamento, não é para salvação, ou condenação. É um julgamento de obras.

(5) Tudo será conhecido. A palavra "comparecer" (gr. phaneroo, 5.10) significa "tornar conhecido aberta ou publicamente". Deus examinará e revelará abertamente, na sua exata realidade, (a) nossos atos secretos (Mc 4.22; Rm 2.16), (b) nosso caráter (Rm 2.5-11), (c) nossas palavras (Mt 12.36,37), (d) nossas boas obras (Ef 6.8), (e) nossas atitudes (Mt 5.22), (f) nossos motivos (1 Co 4.5), (g) nossa falta de amor (Cl 3.23--4.1) e (h) nosso trabalho e ministério (1 Co 3.13).

(6) Em suma, o crente terá que prestar contas da sua fidelidade ou infidelidade a Deus (Mt 25.21,23; 1 Co 4.2-5) e das suas práticas e ações, tendo em vista a graça, a oportunidade e o conhecimento que recebeu (Lc 12.48; Jo 5.24; Rm 8.1).

(7) As más ações do crente, quando ele se arrepende, são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno (Rm 8.1), mas são levadas em conta quando à sua recompensa: "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer" (Cl 3.25; cf. Ec 12.14; 1 Co 3.15; 2 Co 5.10). As boas ações e o amor do crente são lembrados por Deus e por Ele recompensados (Hb 6.10): "cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer" (Ef 6.8).

(8) Os resultados específicos do julgamento do crente serão vários, como obtenção ou a perda de alegria (1 Jo 2.28), aprovação divina (Mt 25.21), tarefas e autoridade (Mt 25.14-30), posição (Mt 5.19; 19.30), recompensa (1 Co 3.12-14; Fp 3.14; 2 Tm 4.8) e honra (Rm 2.10; cf. 1 Pe 1.7).

(9) A perspectiva de um julgamento do crente deve aperfeiçoar neste o temor do Senhor (5.11; Fp 2.12; 1 Pe 1.17), e levá-lo a ser sóbrio, a vigiar e a orar (1 Pe 4.5,7), a viver em santa conduta e piedade (2 Pe 3.11) e a demonstrar misericórdia e bondade a todos (Mt 5.7; cf. 2 Tm 1.16-18).