EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RECEBESTES VÓS JÁ O ESPÍRITO SANTO...?


RECEBESTES VÓS JÁ O ESPÍRITO SANTO...?
Observe os fatos abaixo, no tocante aos discípulos de Éfeso.

1. A pergunta de Paulo sugere enfaticamente que ele os tinha com cristãos verdadeiramente convertidos, mas que ainda não tinham recebido a plenitude do Espírito Santo.
2. A pergunta de Paulo, nesse contexto refere-se ao batismo do Espírito Santo como revestimento de poder e capacitação para o serviço, da mesma forma que ocorreu aos apóstolos no Pentecoste (cf. 1.8; 2.4). 
Ela não pode referir-se à presença do Espírito habitando no crente, porque Paulo sabia claramente que todos os crentes têm o Espírito habitando neles desde o primeiro momento da conversão e da regeneração (Rm 8.9).

3. A tradução literal da pergunta de Paulo é: "Tendo crido, recebestes o Espírito Santo?" "Tendo crido" (gr. pisteusantes, de pisteuo) é um particípio aoristo que normalmente indica ação anterior à ação do verbo principal (neste caso, "receber").
 Por isso é possível traduzir assim: 
"Recebestes já o Espírito Santo depois que crestes?" Isso concorda plenamente com o contexto do trecho, pois foi exatamente isto que aconteceu aos crentes de Éfeso.

a. Já tinham crido em Cristo antes de Paulo conhecê-los (vv. 1,2).
b. Passaram, então,  a ouvir a Paulo e crer em todas as suas demais mensagens que ele lhes deu a respeito de Cristo e do Espírito Santo (v. 4).
c. A seguir, Paulo aceitou a fé em Cristo desses efésios como genuína e adequada, pois os batizou em nome do Senhor Jesus (v. 5).
d. Foi somente, então, depois de crerem e serem batizados em água, que Paulo lhes impôs as mãos e "veio sobre eles o Espírito Santo" (v. 6). Houve, portanto, um intervalo de tempo entre o ato de crerem em Cristo e a vinda do Espírito, enchendo-os do seu poder.

A pergunta de Paulo, nesse contexto, indica que ele achava plenamente possível "crer" em Cristo sem experimentar o batismo no Espírito Santo. Esse trecho é fundamental por demonstrar que uma pessoa pode ser crente sem ter a plenitude do Espírito Santo (ver o estudo O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO).

NEM AINDA OUVIMOS
A resposta dos crentes efésios à pergunta de Paulo, não significa que nunca tinham ouvido falar do Espírito Santo. 
Certamente conheciam os ensinos do AT a respeito do batismo no Espírito Santo que Cristo traria (Lc 3.16). 
O que ainda não tinham ouvido era que o Espírito já estava sendo derramado sobre os crentes (1.5,8).

A IGREJA EM ORAÇÃO


Através do livro de Atos, bem como outros trechos do NT, tomamos conhecimento das normas ou dos padrões estabelecidos para uma igreja neotestamentária.
1. Antes de mais nada, a igreja é o agrupamento de pessoas em congregações locais e unidas pelo Espírito Santo, que diligentemente buscam um relacionamento pessoal, fiel e leal com Deus e com Jesus Cristo (13.2; 16.5; 20.7; Rm 16.3,4; 1 Co 16.19; 2 Co 11.28; Hb 11.6 nota).
2. Mediante o poderoso testemunho da igreja, os pecadores são salvos, nascidos de novo, batizados nas águas e acrescentados à igreja; participam da Ceia do Senhor e esperam a volta de Cristo (2.41,42; 4.33; 514; 11.24; 1 Co 11.26).
3. O batismo no Espírito Santo será pregado e concedido aos novos crentes (ver 2.39 nota), e sua presença e poder se manifestarão.
4. Os dons do Espírito Santo estarão em operação (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-11; Ef 4.11,12), inclusive prodígios, sinais e curas (2.18,43; 4.30; 5.12; 6.8; 14.10; 19.11;28.8; Mc 16.18).
5. Para dirigir a igreja, Deus lhe provê um ministério quíntuplo o qual adestra os santos para o trabalho do Senhor (Ef 4.11,12).
6. Os crentes expulsarão demônios (5.16; 8.7; 16.18; 19.12; Mc 16.17).
7. Haverá lealdade absoluta ao evangelho, i.e., aos ensinamentos originais de Cristo e dos apóstolos (2.42; ver Ef 2.20 nota). Os membros da igreja se dedicarão ao estudo da Palavra de Deus e à obediência a ele (6.4; 18.11; Rm 15.18; Cl 3.16; 2 Tm 2.15).
8. No primeiro dia da semana (20.7; 1 Co 16.2), a congregação local se reunirá para a adoração e a mútua edificação através da Palavra de Deis escrita e das manifestações do Espírito (1 Co 12.7-11; 14.26; 1 Tm 5.17).
9. A igreja manterá a humildade, reverência e santo temor diante da presença de um Deus santo (5.11). Os membros terão uma preocupação vital com a pureza da igreja, disciplinarão aqueles que caírem no pecado, bem como os falsos mestres que são desleais à fé bíblica (20.28; 1 Co 5.1-13; ver Mt 18.15 nota).
10. Aqueles que perseverarem no caráter piedoso e nos padrões da justiça ensinando pelos apóstolos, serão ordenados ministros para a direção das igrejas locais e a manutenção da sua vida espiritual (Mt 18.15 nota; 1 Co 5.1-5; 1 Tm 3.1-7; Tt 1.5-9).
11. Semelhantemente, a igreja terá diáconos responsáveis para cuidarem dos negócios temporais e materiais da igreja (ver 1 Tm 3.8 nota).
12. Haverá amor e comunhão no Espírito evidente entre os membros (2.42,44-46; ver Jo 13.34 nota), não somente dentro da congregação local como também entre ela e outras congregações que creem na Bíblia (15.1-31; 2 Co 8.1-8).
13 A igreja será uma igreja de oração e jejum (1.14; 6.4; 12.5; 13.2; Rm 12.12; Cl 4.2; Ef 6.18).
14. Os crentes se separarão dos conceitos materialistas prevalecentes no mundo, bem como de suas práticas (2.40; Rm 12.2; 2 Co 6.17;; Gl 1.4;; 1Jo 2.15,16).
15. Haverá sofrimento e aflição por causa do mundo e seus costumes (4.1-3; 5.40; 9.16; 14.22).
16. A igreja trabalhará ativamente para enviar missionários a outros países (2.39; 13.2-4).
Nenhuma igreja local tem o direito de ser chamar de igreja segundo as normas do NT, a não ser que esteja se esforçando para manter estas 16 características práticas entre seus membros (ver o estudo A IGREJA para mais exame da doutrina bíblica da igreja).

CONTÍNUA ORAÇÃO
Os crentes do NT enfrentavam a perseguição em oração fervorosa. A situação parecia impossível: Tiago fora morto. Herodes mantinha Pedro na prisão vigiado por dezesseis soldados. 
Todavia, a igreja primitiva tinha a convicção de que "a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tg 5.16), e oraram de um modo intenso e contínuo a respeito da situação de Pedro. 
A oração deles não demorou a ser atendida (vv 6.-17).
As igrejas do NT frequentemente se dedicavam à oração coletiva prolongada (1.4; 2.42; 4.24-31; 12.5,12; 13.2).
A intenção de Deus é que seu povo se reúna para a oração definida e perseverante; note as palavras de Jesus: "A minha casa será chamada casa de oração" (Mt 21.13).
As igrejas que declaram basear sua teologia, prática e missão, no padrão divino revelado no livro de Atos e noutros escritos do NT, devem exercer a oração fervorosa e coletiva como elemento vital da sua adoração - e não apenas um ou dois minutos por culto. 
Na igreja primitiva, o poder e presença de Deus e as reuniões de oração integravam-se. 
Nenhum volume de pregação, ensino, cântico, música, animação, movimento e entusiasmo manifestará o poder e presença genuínos no Espírito Santo, sem a oração neotestamentária, mediante a qual os crente "perseveravam unanimemente em oração e súplicas (1.14).

terça-feira, 27 de outubro de 2015

OS ATRIBUTOS DE DEUS (PARTE 2)


PARA ONDE ME IREI DO TEU ESPÍRITO...?
O filho de não pode jamais ficar fora do alcance dos cuidados de Deus (ver v. 10, a chave da compreensão do v. 7). Ele está conosco em todas as situações e em tudo quanto o presente e o futuro nos reservam (7-12).

OS ATRIBUTOS DE DEUS
A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta numerosos atributos seus. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, como Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem de Deus.

ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS

Muitas características do Deus único e verdadeiro, especialmente seus atributos morais, têm certa similitude com as qualidades humanas; sendo, porém, evidente que todos os seus atributos existem em um grau infinitamente superior aos humanos. 
Por exemplo, embora Deus e o ser humano possuam a capacidade de amar, nenhum ser humano é capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama. 
Além disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essa características vem do fato de sermos criados à imagem de Deus (Gn 1.26,27); noutras palavras, temos a sua semelhança, mas Ele não tem a nossa; i.e., Ele não é como nós.

1. Deus é bom (Sl 25.8; 106.1; Mc 10.18). Tudo quanto Deus criou originalmente era bom, era uma extensão da sua própria natureza (Gn 1.4,10,12,18,21,25,31). Ele continua sendo bom para sua criação, ao sustentá-la, para o bem de todas as suas criaturas (Sl 104.10-28; 145.9; ver o estudo PROVIDÊNCIA DIVINA). Ele cuida até dos ímpios (Mt 5.45; At 14.17). Deus é bom, principalmente para os seus, que o invocam em verdade (Sl 145.18-20).


2. Deus é amor (1 Jo 4.8). Seu amor é altruísta, pois abraça o mundo inteiro, compostos de humanidade pecadora (Jo 3.16; Rm 5.8). A manifestação principal desse seu amor foi a de enviar seu único Filho, Jesus, para morrer em lugar dos pecadores (1 Jo 4.9,10). Além disso, Deus tem amor paternal especial àqueles que estão reconciliados com Ele por meio de Jesus (ver Jo 16.27 nota).


3. Deus é misericordioso e clemente (Êx 34.6; Dt 4.31; 2 Cr 30.9; Sl 103.8; 145.8; Jl 2.13); Ele não extermina o ser humano conforme merecemos devido aos nossos pecados (Sl 103.10), mas nos outorga o seu perdão como dom gratuito a ser recebido pela fé em Jesus Cristo (ver estudo FÉ E GRAÇA).


4. Deus é compassivo (2 Rs 13.23; Sl 86.15; 111.4). Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar. Deus, por sua compaixão pela humanidade, proveu-lhe perdão e salvação (cf. 78.38). 

Semelhantemente, Jesus, o Filhos de Deus, demonstrou compaixão pelas multidões ao pregar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos, dar vistas aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos (Lc 4.18; cf. Mt 9.36; 14.14; 15.32; 20.34; Mc 1.41; ver Mc 6.34 nota).

5. Deus é paciente e lento em irar-se (Êx 34.6; Nm 14.18; Rm 2.4; 1 Tm 1.16). Deus expressou esta característica pela primeira vez no jardim do Éden após o pecado de Adão e Eva, quando deixou de destruir a raça humana conforme era seu direito (cf. Gn 2.16,17). Deus também foi paciente nos dias de Noé, enquanto a arca estava sendo construída (1 Pe 3.20). 

E Deus continua demonstrando paciência com a raça humana pecadora; Ele não julga na devida ocasião, pois destruiria os pecadores, mas na sua paciência concede a todos a oportunidade de se arrependerem e serem salvos (2 P 3.9).

6. Deus é a verdade (Dt 32.4; Sl 31.5; Is 65.16; Jo 3.33). Jesus chamou-se a si mesmo "a verdade" (Jo 14.6), e o Espírito é chamado o "Espírito da verdade" (Jo 14.17; cf. 1 Jo 5.6).

Porque Deus é absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz e faz, a sua Palavra também é chamada a verdade (2 Sm 7.28; Sl 119.43; Is 45.19; Jo 17.17). Em harmonia com este fato, a Bíblia deixa claro que Deus não tolera a mentira nem falsidade alguma (Nm 23.19; Tt 1.2; Hb 6.18).

7. Deus é fiel (Êx 34.6; Dt 7.9; Is 49.7; Lm 3.23; Hb 10.23). Deus fará aquilo que Ele tem revelado na sua Palavra; Ele cumprirá tanto as suas promessas, quanto as suas advertências (Nm 14.32-35; 2 Sm 7.28; Jó 34.12; At 13.23,32,33); ver 2 Tm 2.13 nota). A fidelidade de Deus é de consolo inexprimível para o crente, e grande medo de condenação para todos aqueles que não se arrependerem nem crerem no Senhor Jesus (Hb 6.4-8; 10.26-31).


8. Finalmente, Deus é justo (Dt 32.4; 1 Jo 1.9). 

Ser justo significa que Deus mantém a ordem moral do universo, é reto e sem pecado na sua maneira de tratar a humanidade (Ne 9.33; Dn 9.14). 
A decisão de Deus de castigar com a morte os pecadores (Rm 5.12, ver o estudo A MORTE), procede da sua justiça (Rm 6.23; cf Gn 2.16,17); sua ira contra o pecado decorre do seu amor à justiça (Rm 3.5,6; ver Jz 10.7 nota). 
Ele revela a sua ira contra todas as formas de iniquidade (Rm 1.18), principalmente a idolatria (1 Rs 14.9,15,22), a incredulidade (Sl 78.21,22; Jn 3.36) e o tratamento injusto com o próximo (Is 10.1-4; Am 2.6,7). 
Jesus Cristo, que é chamado o "Justo" (At 7.52. 22.14; cf. At 3.14), também ama a justiça e abomina o mal (ver Mc 3.5; Rm 1.18 nota; Hb 1.9 nota). 
Note que a justiça de Deus não se opõe ao seu amor. 
Pelo contrário, foi para satisfazer a sua justiça que Ele enviou Jesus a este mundo, como sua dádiva de amor (Jo 3.16; 1 Jo 4.9,10) e como seu sacrifício pelo pecado em lugar do ser humano (Is 53.5,6; Rm 4.25; 1 Pe 3.18), a fim de nos reconciliar consigo mesmo (ver 2 Co 5.18-21, nota). 
A revelação final que Deus fez de si mesmo está em Jesus Cristo (cf. Jo 1.18; Hb 1.1-4); noutras palavras, se quisermos entender completamente a pessoa de Deus, devemos olhar para Cristo, porque nEle habita toda a plenitude da divindade (Cl 2.9).