EVANGELHO DE JESUS CRISTO

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A ADORAÇÃO A DEUS

A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e horam à majestade do grande Deus do céu e da terra.
 Sendo assim, a adoração concentra-se em Deus, e não no ser humano. 
No culto cristão, nós nos acercamos de Deus em gratidão por aquilo que Ele tem feito por nós em Cristo e através do Espírito Santo. 
A adoração requer o exercício da fé e o reconhecimento de que Ele é nosso Deus e Senhor.
BREVE HISTÓRIA DA ADORAÇÃO AO VERDADEIRO DEUS.
O ser humano adora a Deus desde o início da história. Adão e Eva tinham comunhão regular com Deus no jardim do Éden (cf. Gn 3.8). 
Caim e Abel trouxeram a Deus oferendas (hb.mimhah, termo também traduzido por "tributo" ou dádiva") de vegetais ou de animais (Gn 4.3/4). Os descendentes de Sete invocam "o nome do SENHOR" (Gn 4.26).
 Noé construiu um altar ao Senhor para oferecer holocaustos depois do dilúvio (Gn 8.20).
 Abraão assinalou a paisagem da terra prometida com altares para oferecer holocaustos ao Senhor (Gn 12.7/8; 13.4/18; 22.9) e falou intimamente com Ele (Gn 18.23-33; 22.11-18).
Somente depois do êxodo, quando o Tabernáculo foi construído, é que a adoração pública tornou-se formal. A partir de então, sacrifícios regulares passaram a ser oferecidos diariamente, e especialmente no sábado, e Deus estabeleceu várias festas sagradas anuais como ocasiões de culto público dos israelitas (Êx 23.14-17; Lv 1__7; Dt 12; 16). 
O culto a Deus foi posteriormente centralizado no templo de Jerusalém (cf. os planos de Davi, segundo relata 1 Cr 22__26). 
Quando o templo foi destruído, em 586 a.C., os judeus construíram sinagogas como locais de ensino da lei e adoração a Deus enquanto no exílio, e aonde quer que viessem a morar. 
As sinagogas continuaram em uso para o culto, mesmo depois de construído o segundo templo por Zorobabel (Ed 3__6). 
Nos tempos do NT havia sinagogas na Palestina e em todas as partes do mundo romano (e.g. Lc 4.16; Jo 6.59; At 6.9; 13.14; 14.1; 17.1/10; 18.4; 19.8; 22.19).
A adoração na igreja primitiva era prestada tanto no templo de Jerusalém quanto em casas particulares (At 2.46/47).
 Fora de Jerusalém, os cristãos prestavam culto a Deus na sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido.
 Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a Deus noutros lugares, geralmente em casas particulares (cf. At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v. 2), mas, às vezes, em salões públicos (At 19.9/10).
MANIFESTAÇÕES DA ADORAÇÃO CRISTÃ.
(1) Dois princípios-chaves norteiam a adoração cristã. 
(a) A verdadeira adoração é a que é prestada em espírito e verdade (ver Jo 4.23 nota), i.e., a adoração deve ser oferecida à altura da revelação que Deus fez de si mesmo no Filho (ver Jo 14.6). Por sua vez, ela envolve o espírito humano, e não apenas a mente, e também como as manifestações do Espírito Santo (1 Co 12.7-12). 
(b) A prática da adoração cristã deve corresponder ao padrão do NT para a igreja, todos os elementos constantes da prática da adoração vista no NT (cf. o princípio hermenêutico estudando na introdução a Atos).
(2) O fato marcante da adoração no AT era o sistema sacrificial (ver Nm 28,29). 
Uma vez que o sacrifício de Cristo na cruz cumpriu esse sistema,já não há mais qualquer necessidade de derramamento de sangue como parte do culto cristão (ver Hb 9.1__10.18). Através da ordenança da Ceia do Senhor, a igreja do NT comemorava continuamente o sacrifício de Cristo, efetuado de uma vez por todas (1 Co 11.23-26).
 Além disso, a exortação que tem a igreja é oferecer "sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome" (Hb 13.15), e a oferecer nossos corpos como "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Rm 12.1 nota).
(3) Louvar a Deus é essencial à adoração cristã. O louvor era um elemento-chave na adoração de Israel a Deus (e.g., Sl 100.4;106.1; 111.1;113.1;117), bem como na adoração cristã primitiva (At 2.46/47;16.25; Rm 15.10/11; Hb 2.12; ver o estudo LOUVOR A DEUS).
(4) Uma maneira autêntica de louvar a Deus é cantar salmos, hinos e cânticos espirituais. 
O AT está repleto de exortações sobre como cantar ao Senhor (e.g., 1 Cr 16.23; Sl 95.1; 96.1/2; 98.1/5/6; 100.1/2).
 Na ocasião do nascimento de Jesus, a totalidade das hostes celestiais irrompeu num cântico de louvor (Lc 2.13/14), e a igreja do NT era um povo que cantava (1 Co 14.15; Ef 5.19; Cl 3.16; Tg 5.13). 
Os cânticos dos cristãos eram cantados, ou com a mente (i.e. num idioma humano conhecido) ou com o espírito (i.e., em línguas; ver 1 Co 14.15 nota). 
Em nenhuma circunstância os cânticos eram executados como passatempo.
(5) Outro elemento importante na adoração é buscar a face de Deus em oração. 
Os santos do AT comunicavam-se constantemente com Deus através da oração (e.g. Gn 20.17; Nm 11.2; 1 Sm 8.6; 2 Sm 7.27; Dn 9.3-19; cf. Tg 5.17/18). 
Os apóstolos oravam constantemente depois depois de Jesus subir ao céu (At 1.14), e a oração tornou-se parte regular da adoração cristã coletiva (At 2.42; 20.36; 1 Ts 5.17; ver o estudo A ORAÇÃO EFICAZ). Essas orações eram, às vezes, por eles mesmos (At 4.24-30); outras vezes eram orações intercessorias por outras pessoas (e.g. At 12.5; Rm 15.30; Ef 6.18).
 Em todo tempo a oração do crente deve ser acompanhadas de ações de graça a Deus (Ef 5.20; Fp 4.6; Cl 3.15/17; 1 Ts 5.17/18). Como o cântico, o orar podia ser feito em idioma humano conhecido, ou em línguas (1 Co 14.13-15).
(6) A confissão de pecados era sabidamente parte importante da adoração no AT. 
Deus estabelecerá o Dia da Expiação para os israelitas como uma ocasião para a confissão nacional de pecados (Lv 16; ver o estudo O DIA DA EXPIAÇÃO). Salomão, na sua oração de dedicação do templo, reconheceu a importância da confissão (1 Rs 8.30-36). 
Quando Esdras e Neemias verificaram até que ponto o povo de Deus se afastara da sua lei, dirigiram toda a nação de Judá numa contrita oração pública de confissão (cap. 9). Assim, também, na oração do Pai nosso, Jesus ensina os crentes a pedirem perdão dos pecados (Mt 6.12). Tiago ensina os crentes a confessar seus pecados uns aos outros (Tg 5.16); através da confissão sincera, recebemos a certeza do gracioso perdão divino (1 Jo 1.9). 
(7) A adoração deve também incluir a leitura em conjunto das Escrituras e a sua fiel exposição. 
Nos tempos do AT ,Deus ordenou que, cada sétimo ano, na festa dos Tabernáculos, todos os israelitas se reunissem para a leitura pública da lei de Moisés (Dt 31.9-13). 
O exemplo mais patente desse elemento do culto no AT, surgiu no tempo de Esdras e Neemias (8.1-12).
 A leitura das Escrituras passou a ser uma parte regular do culto da sinagoga no sábado (ver Lc 4.16-19; At 13.15). 
Semelhantemente, quando os crentes do NT reuniam-se para o culto, também ouviam a leitura da Palavra de Deus (1 Tm 4.13; cf Cl 4.16; 1 Ts 5.27) juntamente com ensinamento, pregação e exortação baseados nela (1 Tm 4.13; 2 Tm 4.2; cf. At 19.8-10; 20.7).
(8) Sempre quando o povo de Deus se reunia na Casa do Senhor, todos deviam trazer seus dízimos e ofertas (Sl 96.8; Ml 3.10).
 Semelhantemente, Paulo escreveu aos cristãos de corinto, no tocante à coleta em favor da igreja de Jerusalém: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade" 91 cO 16.2). A verdadeira adoração  a Deus deve, portanto ensejar uma oportunidade para apresentarmos ao Senhor o nosso dízimos e ofertas.
(9) Algo singular no culto da igreja do NT era a atuação do Espírito Santo e das suas manifestações.
 Entre essas manifestações do Espírito na congregação do Senhor havia a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento, manifestações especiais de fé, dons de curas, poderes miraculosos, profecia, discernimento de espíritos, falar em línguas e a interpretação de línguas (1 Co 12.7-10). 
O caráter carismático do culto cristão primitivo vem, também descrito nas cartas de Paulo: "Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina,tem revelação, tem interpretação" (1 Co 14.26).
 Na primeira epístola aos coríntios, Paulo expõe princípios normativos da adoração deles (ver 1 Co 14.1-33 notas).
 O princípio dominante para o exercício de qualquer dom do Espírito Santo durante o culto é o fortalecimento e a edificação da congregação inteira (1 Co 12.7; 14.26; ver o estudo DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE).
(10) O outro elemento excepcional na adoração segundo o NT era a prática das ordenanças__ o batismo e a Ceia do Senhor. 
A Ceia do Senhor (ou o "partir do pão", ver At 2.42) parece que era observada diariamente entre os crentes logo depois do pentecostes (At 2.46/47), e, posteriormente, pel menos uma vez por semana (At 20.7/11). 
O batismo conforme a ordem de Cristo (Mt 28.19/20) ocorria sempre que havia conversões e novas pessoas ingressavam na igreja (At 2.41; 8.12; 9.18; 10.48; 16.30-33; 19.1-5).
AS BENÇÃOS DE DEUS PARA OS VERDADEIROS ADORADORES.
Quando os crentes verdadeiramente adoram a Deus, muitas bênçãos lhes estão reservada por Ele. Por exemplo, Ele promete 
(1) que estará com eles (Mt 18.20), e que entrará e ceará com eles (Ap 3.20); 
(2) que envolverá o seu povo com a sua glória (cf. Êx 40.35; 2 Cr 7.1; 1 Pe 4.14); 
(3) que abençoará o seu povo com chuvas de bênçãos (Ez 34.26), especialmente com a paz (Sl 29.11; ver o estudo A PAZ DE DEUS); 
(4) que concederá fartura de alegria (Sl 122.1/2; Lc 15.7/10; Jo 15.11); 
(5) que reponderá às orações dos que oram com fé sincera (Mc 11.24; Tg 5.15; ver o estudo A ORAÇÃO EFICAZ); 
(6) que encherá de novo o seu povo com o Espírito Santo e com ousadia (At 4.31); 
(7) que enviará manifestações do Espírito Santo entre o seu povo (1 Co 12.7-13); 
(8) que guiará o seu povo em toda verdade através do Espírito Santo (Jo 15.26;; 16.13);
(9) que santificará o seu povo pela sua Palavra e pelo seu Espírito (Jo 17.17-19);
(10) que consolará, animará e fortalecerá seu povo (Is 40.1; 1 Co 14.26; 2 Co 1.3/4; 1 Ts 5.11);
(11) que convencerá o povo do pecado, da justiça e do juízo por meio do Espírito Santo (ver Jo 16.8 nota); e 
(12) que salvará os pecadores presente no culto de adoração, sob a convicção do Espírito Santo (1 Co 14.22-25).
EMPECILHOS À VERDADEIRA ADORAÇÃO.
O simples fato de pessoas se dizendo crentes realizarem um culto, não é nenhuma garantia de que haja aí verdadeira adoração, nem que Deus aceite seu louvor e ouça suas orações.
(1) Se a adoração a Deus é mera formalidade, somente externa, e se o coração do povo de Deus esta longe dEle, tal adoração não será aceita por Ele. Cristo repreendeu severamente os fariseus por sua hipocrisia; eles observavam a lei de Deus por legalismo, enquanto seus corações estavam longe dEle (Mt 15.7-9; 23.23-28; Mc 7.5-7). 
Note a censura semelhante que Ele dirigiu à igreja de Éfeso, que adorava o Senhor mas já não amava plenamente (Ap 2.1-5).
(2) Outro impedimento à verdadeira adoração é um modo de vida comprometido com o mundanismo, pecado e imoralidade.
 Deus recusou os sacrifícios do rei Saul porque este desobedeceu ao seu mandamento (1 Sm 15.1-23) Isaías repreendeu severamente o povo de Deus como "nação pecadora... povo carregado da iniquidade da semente de malignos" (Is 1.4); ao mesmo tempo, porém esse mesmo povo oferecia sacrifício a Deus e comemorava seus dias santos. Por isso, o Senhor declarou através de Isaías: "As vossas festas da lua nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 
Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue" (Is 1.14/15).
 Semelhantemente, na igreja do NT, Jesus conclamou os adoradores em Sardes a se despertarem, porque "não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus" (Ap 3.2). 
Da mesma maneira, Tiago indica que Deus não atenderá as orações egoístas daqueles que não se separam do mundo (Tg 4.1-5; ver o estudo A ORAÇÃO EFICAZ). 
O povo de Deus só pode ter certeza que Deus estará presente à sua adoração e a aceitará, quando esse povo tiver mãos limpas e coração puro (Sl 24.3/4; Tg 4.8).
DEUS EM CRISTO JESUS ABENÇOA A TODOS VOCÊS. AMÉM! AMÉM!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A SEGUNDA VINDA DE JESUS ESTUDO PARTE I


ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS
A SEGUNDA VINDA DE JESUS
I - TEXTO: Jo 14.3; 1Ts 4.13-17
II - INTRODUÇÃO
A segunda vinda de Jesus abrange duas fases distintas da Palavra de Deus,preditas:
1ª - Arrebatamento.
2ª - Revelação de Jesus Cristo.
III - A CERTEZA DA VINDA DE JESUS
A certeza da vinda de Jesus temo-la nas promessas da Palavra de Deus, predita:
a) - Por Jesus - 14.3 E se eu for,e vos preparar lugar,virei outra vez,e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
b) - Pelos anjos - At 1.10,11E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles,e lhes perguntaram: varões galileus, porque estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentro vós foi assunto ao céu,assim virá de modo como viste subir.
c) - Na Ceia do Senhor - 1 Co 11.26 
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha.
IV - O TEMPO DA VINDA DE JESUS
Não sabemos a data em que Ele virá, mas temos certeza que Ele virá. Jesus virá como vem o ladrão a noite, 1 Ts 5.2  
Noite 
No sentido, social, moral, espiritual. significado: O pecado, ódio, maldade, violência, imoralidade. 
Como vem o ladrão 
O ladrão vem: - quando é menos esperado,
- sempre em segredo,
- rápido e apressado,
- visa o melhor,
- ele busca coisa de valor. 
Jesus virá ao mundo para levar o que há de mais precioso, os que são seus.
V - SINAIS DA VINDA DE JESUS - Mt 24.3-14
- falsos cristos,
- guerra e rumores de guerras,
- nação contra nação,
- falsos profetas,
- reino contra reino,
- fome, terremotos,
- trair-se-ão e odiar-se-ão uns aos outros,
- escândalos,
- o amor se esfriará de quase todos. 
Vede, não assusteis, porque é necessário que assim aconteça, mas ainda não é o fim. 
Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
VI - JESUS VOLTARÁ PESSOALMENTE - Hb 9.28 
Assim também Cristo, tendo-se oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para salvação.
VII - O QUE ACONTECERÁ NO CÉU - 1 Ts 4.16 
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua Palavra de ordem, 
ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
- Deus Pai proclamará no céu que o momento chegou;
- os anjos, guiados pelo arcanjo, preparam-se para a companhar Jesus.
- Tocará a trombeta de Deus,
- Jesus se prepara para descer,
VIII - O QUE ACONTECERÁ NA TERRA 
O Espírito Santo se prepara para agir, Rm 8.11; 1 Co 6.14 
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que habita em vós.
Deus ressuscitou o Senhor Jesus Cristo e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
a) - Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, 1 Ts 4.16d
1. Com corpo espiritual, 1 Co 15.44
Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual, Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
2. Semelhante ao corpo de Jesus, Fp 3.21; 1 Jo 3.2
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que Ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
b) - Depois nós, os que ficamos vivos seremos transformados
1. Todos serão transformados, 1 Co 15.51
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos.
2. Todos serão arrebatados, 1 Ts 4.17
Depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
3. Tudo acontecerá num momento - 1 Co 15.52
Num momento, num abrir e fachar d' olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A INSPIRAÇÃO E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS

O termo "Escritura", conforme se encontra em 2 Tm 3.16, refere-se principalmente aos escritos do AT (3.15). Há evidências, porém, de que escritos do NT já eram considerados Escritura divinamente inspirada por volta do período em que Paulo escreveu 2 Tm (1 Tm 5.18, cita Lc 10.7; 2 Pe 3.15,16). Para nós, hoje, a Escritura refere-se aos escritos divinamente inspirados tanto do AT, i.e., a Bíblia. São (os escritos) a mensagem original de Deus para a humanidade, e o único testemunho infalível da graça salvífica de Deus para todas as pessoas.
1. Paulo afirma que toda a Escritura é inspirada por Deus. A palavra "inspirada" (gr. theopneustos) provém de duas palavras gregas: Theos, que significa "Deus", e pneuo, que significa "respirar". Sendo assim, "inspirado" significa "respirado por Deus". Toda a Escritura, portanto, é respirada por Deus; é a própria vida e Palavra de Deus. A Bíblia, nas palavras dos seus manuscritos originais, não contém erro; sendo absolutamente verdadeira, fidedigna e infalível. Esta verdade permanece inabalável, não somente quando a Bíblia trata da salvação, dos valores éticos e moral, como também está isenta de erro em tudo aquilo que ela trata, inclusive a história e o cosmos (cf. 2 Pe 1.20,21; note também a atitude do salmista para com as Escrituras no Sl 119).
2. Os escritores do AT estavam conscientes de que o que disseram ao povo e o que escreveram é a Palavra de Deus (ver Dt 18.18; 2 Sm 23.2; ver o estudo O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO e A PALAVRA DE DEUS). Repetidamente os profetas iniciavam suas mensagens com a expressão: "Assim diz o Senhor".
3. Jesus também ensinou que a Escritura é a inspirada Palavra de Deus até em seus mínimos detalhes (Mt 5.18). Afirmou, também, que tudo quanto Ele disse foi recebido da parte do Pai e é verdadeiro (Jo 5.19.30,31; 7.16; 8.26). Ele falou da revelação divina ainda futura (i.e., a verdade revelada do restante do NT), da parte do Espírito Santo através dos apóstolos (Jo 16.13; cf. 14.16,17; 15.26,27).
4. Negar a inspiração plenária das Sagradas Escrituras, portanto é desprezar o testemunho fundamental de Jesus Cristo (Mt 5.18; 15.3-6; Lc 16.17; 24.25-27,44,45; Jo 10.35), do Espírito Santo (Jo 15.26; 16.13; 1 Co 2.12-13; 1 Tm 4.1) e dos apóstolos (3.16; 2 Pe 1.20,21). Além disso, limitar ou descartar a sua inerrância é depreciar sua autoridade divina.
5. Na sua ação de inspirar os escritores pelo seu Espírito, Deus, sem violar a personalidade deles, agiu neles de tal maneira que escreveram sem erro (3.16; 2 Pe 1.20,21; ver 1 Co 2.12,13 notas).
6. A inspirada Palavra de Deus é a expressão da sabedoria e do caráter de Deus e pode, portanto, transmitir sabedoria e vida espiritual através da fé em Cristo (Mt 4.4; Jo 6.63; 2 Tm 3.15; 1 Pe 2.2).
7. As Sagradas Escrituras são o testemunho infalível e verdadeiro de Deus, na sua atividade salvífica a favor da humanidade, em Cristo Jesus. Por isso, as Escrituras são incomparáveis, eternamente completas e incomparavelmente obrigatórias. Nenhuma palavra de homens ou declarações de instruções religiosas igualam-se à autoridade delas.
8. Qualquer doutrina, comentário, interpretação, explicação e tradição deve ser julgado e validado pelas palavras e mensagem das Sagradas Escrituras (ver Dt 13.3 nota; ver o estudo FALSOS MESTRES).
9. As Sagradas Escrituras como a Palavra de Deus devem ser recebidas, criadas e obedecidas como a autoridade suprema em todas as coisas pertencente à vida e à piedade (Mt 5.17-19; Jo 14.21; 15.10; 2 tm 3.15,16; ver Êx 20.3 nota). Na igreja, a Bíblia deve ser a autoridade final em todas as questões de ensino, de repreensão, de correção, de doutrina e de instrução na justiça (2 Tm 3.16,17). Ninguém pode submeter-se ao senhorio de Cristo sem estar submisso a Deus e à sua Palavra como a autoridade máxima (Jo 8.31,32,37).
10. Só podemos entender devidamente a Bíblia se estivermos em harmonia com o Espírito Santo. É Ele quem abre as nossas mentes para compreendermos o seu sentido, e quem dá testemunho em nosso interior da sua autoridade (ver 1 Co 2.12 nota; ver o estudo TRÊS CLASSES DE PESSOAS).
11. Devemos nos firmar na inspirada Palavra de Deus para vencer o poder do pecado, de Satanás e do mundo em nossas vidas (Mt 4.4; Ef 6.12,17; Tg 1.21).
12. Todos na igreja devem amar, estimar e proteger as Escrituras como um tesouro, tendo-as como a única verdade de Deus para o mundo perdido e moribundo. Devemos manter puras as suas doutrinas, observando fielmente os seus ensinos, proclamando a sua mensagem salvífica, confiando-as a homens fiéis, e defendendo-as contra todos que procuram destruir ou distorcer suas verdades eternas (ver Fp 1.16; 2 Tm 1.13,14 notas; 2.2; Jd 3). Ninguém tem autoridade de acrescentar ou subtrair qualquer coisa da Escritura (ver Dt 4.2 nota; Ap 22.19 nota).
13. Um fato final a ser observado aqui. A Bíblia é infalível na sua inspiração somente no texto original dos livros que lhe são inerentes. Logo, sempre que acharmos na Escrituras alguma coisa que parece errada, ao invés de pressupor que o escritor daquele texto bíblico cometeu um engano, devemos ter em mente três possibilidades no tocante a um tal suposto problema:
a. as cópias existentes do texto do manuscrito bíblico original podem conter inexatidão;
b.  as traduções atualmente existentes do texto bíblico grego ou hebraico podem conter falhas; ou
c. a nossa própria compreensão do texto bíblico pode ser incompleta ou incorreta.