EVANGELHO DE JESUS CRISTO

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

VAI-TE SATANÁS,... AO SENHOR, TEU DEUS ADORARÁS


Satanás (do gr. satan, que significa adversário), foi antes um elevado anjo, criado perfeito e bom, Foi designado como ministro junto ao trono de Deus, porém num certo tempo, antes de o mundo existir, rebelou-se e tornou-se o principal adversário de Deus e dos homens (Ez 28.12-15).
1. Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores (Ap 12.4) que talvez possam ser (após sua queda) com os demônios ou espíritos malignos (ver o estudo PODER SOBRE SATANÁS E OS DEMÔNIOS). Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante, onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus.
2. Satanás, também chamado "a serpente", provocou a queda da raça humana (Gn 3.1-6; ver 1 Jo 5.19 nota).
3. O império do mal  sobre o qual Satanás reina (12.26) é altamente organizado e exerce autoridade sobre as regiões do mundo inferior, os anjos caídos (25.41; Ap 12.7), os homens perdidos (vv. 8,9; Jo 12.31; Ef 2.2) e o mundo em geral (Lc 4.5,6; 2 Co 4.4; ver 1 Jo 5.19 nota). Satanás não é onipresente, onipotente, nem onisciente; por isso a maior parte da sua atividade é delegada a seus inumeráveis demônios (8.28; Ap 16.13,14; ver Jó 1.12 nota).
4. Jesus veio à terra a fim de destruir as obras de Satanás (1 Jo 3.8), de estabelecer o reino de Deus de livrar o homem do domínio de Satanás (12.28; Lc 4.19; 13.16; At 26.18). Cristo, pela sua morte e ressurreição, derrotou Satanás e ganhou a vitória final de Deus sobre ele (Hb 2.14).
5. No fim da presente era, Satanás será confinado ao abismo durante mil anos (Ap 20.1-3). Depois disso será solto, após o que fará uma derradeira tentativa de derrotar a Deus, seguindo-se sua ruína final, que será o seu lançamento no lago de fogo (Ap 20.7-10).
6. Satanás atualmente guerreia contra Deus e seu povo (Ef 6.11-18), procurando desviar os fiéis da sua lealdade a Cristo (2 Co 11.3) e fazê-los pecar e viver segundo o sistema do mundo (cf. 2 Co 11.3; 1 Tm 5.15; 1 Jo 5.19). O cristão deve sempre orar por livramento do poder de Satanás (6.13), para manter-se alerta contra seus ardis e tentações (Ef 6.11), e resistir-lhe no combate espiritual, permanecendo firme na fé (Ef 6.10-18; 1 Pe 5.8,9).

PELEJA CONTRA OS QUE PELEJAM CONTRA MIM


DAVI PEDE O CASTIGO DOS ÍMPIOS. DESCRIÇÃO DA MISÉRIA DESTES E SÚPLICA PARA QUE DEUS OS JULGUE
Salmos 35.1-28 Peleja contra os que pelejam contra mim. Este é um dos chamados salmos imprecatórios, em que o salmista ora a Deus para que Ele castigue os inimigos do seu povo e abata os ímpios (ver Sl 35; 69; 109; 137; Ne 6.14; 13.29; Jr 15.15; 17.18; Gl 5.12; 2 Tm 4.14; Ap 6.10). O crente é ensinado a perdoar seus inimigos (Lc 23.34) e a orar pela salvação deles (Mt 5.39,44), porém chega a hora em que devemos orar para que cesse o mal e prevaleça a justiça a favor do inocente. O crente deve estar seriamente preocupado com as vítimas da crueldade, da opressão e da injustiça. Necessário se torna uma maior explanação sobre os salmos imprecatórios:
1. São orações para que cessem a injustiça, o crime e a opressão. O crente tem o direito de orar rogando a proteção de Deus contra os maus.
2. São súplicas a Deus para que Ele aplique a justiça e inflija ao ímpio a penalidade de acordo com o seu crime (ver 28.4). Se a justa retribuição não vier da parte de Deus ou do governo humano, a violência e o caos dominará na sociedade (ver Dt 25.1-3; Rm 13.3,4; 1 Pe 2.13,14).
3. Ao ler essas orações, notamos que o salmista não executa vingança com suas próprias mãos, mas que confia na mão de Deus (cf. Dt 32.35; Pv 20.22; Rm 12.19).
4. Os salmos imprecatórios chamam a atenção para o fato de que, quando a iniquidade dos ímpios chega ao máximo, o Senhor, na sua justiça, com efeito julga e destrói (ver Gn 15.16; Lv 18.24; Ap 6.10,17).
5. Tenhamos em mente que essas orações são palavras inspiradas pelo Espírito Santo (cf. 2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21), e não apenas a expressão de um propósito humano do salmista.
6. O anseio maior de uma oração imprecatória é o fim da injustiça e da crueldade, a extinção do mal, a derrota de Satanás, a exaltação da piedade, o estabelecimento da justiça e a vinda do reino de Deus. Este alvo é um assunto predominante no NT. O próprio Cristo afirma que o verdadeiro crente pode ora pedindo a vindicação dos justos. A oração da viúva: "Faz-me justiça contra o meu adversário" (Lc 18.3) teve resposta nas palavras de Jesus, afirmando que Deus "fara justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite" (Lc 18.7; cf. 6.9,10).
7. O Crente deve manter em pé de igualdade dois princípios bíblicos:
a. o desejo que todos venham a conhecer Jesus Cristo como seu Salvador (cf. 2 Pe 3.9), e
b. o desejo de ver o mal eliminado e o reino de Deus triunfante. Devemos orar fervorosamente pela salvação dos perdidos e chorar pelos que rejeitam o evangelho. Devemos, no entanto, saber também que a justiça a bondade e o amor nunca serão estabelecido segundos segundo o propósito de Deus enquanto o mal não for eternamente vencido, e Satanás e seus seguidores subjugados (Ap 6.10,17; 19 - 21). Os fiéis devem orar: "vem, Senhor Jesus" (Ap 22.20) como a solução final, definitiva, para o mal no mundo.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A CEIA DO SENHOR


A Ceia do Senhor é descrita em quatro trechos bíblicos: Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.15-20; 1 Co 11.23-32. Sua importância relaciona-se com o passado, o presente e o futuro.
1. Sua importância no passado.
a. É um memorial (gr. anamnesis; vv. 24-26; Lc 22.19) da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através da Ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida. A morte de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos abstermos de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22).
b. É um ato de ação de graças (gr. eucharistia) pelas bênçãos e salvação da parte de Deus, provenientes do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós (v. 24; Mt 26.27,28; Mc 14.23; Lc 22.19).
2. Sua importância no presente.
a. A Ceia do Senhor é um ato de comunhão (gr. koinonia) com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo (10.16,17). Nessa ceia com o Senhor ressurreto, Ele, como o anfitrião, faz-se presente de modo especial (cf. Mt 18-20; Lc 24.35). 
b. É o reconhecimento e a proclamação da Nova Aliança (gr. kaine diatheke) mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer leais, de resistir o pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo (v. 25; Mt 26.28; Mc 14.24; Lc 22.20).
3. Sua importância no futuro.
a. A Ceia do Senhor é um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor (Mt 8.11; 22.1-14; Mc 14.25; Lc 13.29; 22.17,18,30).
b. Antevê a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo (v. 26) e encena a oração: "Venha o teu Reino" (Mt 6.10; cf. Ap 22.20). Na Ceia do Senhor, toda essa importância acima mencionada, só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à sua vontade.